Existe mais alguma coisa a acontecer em Portugal alem da Jornada Mundial da Juventude?

0

Olá a todos,

Para vos dar um pouco de contexto: Eu vivo no Reino Unido há quase 10 anos e, como é óbvio, não consigo facilmente aceder aos canais de TV Portugueses e estar a par de notícias sobre Portugal. Contudo, nos últimos dias, sempre que vou ao site da RTP Play, o único assunto abordado no telejornal é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

No sábado passado (29 de julho), enquanto estava a cozinhar, decidi assistir ao jornal da tarde da RTP e, sem exagero, o assunto da JMJ teve direito a aproximadamente 60 minutos do total da emissão, e a maior parte das peças referiam coisas do género “peregrinos estão a chegar a Portugal de todo o mundo”, “o que acham de Portugal?”, “Ucraniana diz que gosta muito de Portugal”, “peregrinos cantam o hino da JMJ”, “Banda da Paróquia venceu o hino da JMJ”, etc.. ou seja, foi um jornal da tarde com um bom monte de nada.

Link: https://www.rtp.pt/play/p11140/e707917/jornal-da-tarde/1168301

Infelizmente, para mim, isto parece um circo sem fim. Nada se discute, não se informa, não se fazem questões de fundo do que realmente interessa.

Ainda neste mesmo jornal da tarde, um secretário de Estado afirmou sorridente que existem “5 milhões de portugueses nesse mundo fora e que os portugueses são grandes seres humanos e muito apreciados nos países de origem”. Contudo, ninguém lhe perguntou como é que um país tem o equivalente a 50% da sua população a viver fora? Porque que isso acontece?

Share.

About Author

Leave A Reply